domingo, 23 de maio de 2010

Reflexões: Manuel Rodríguez - Hijo de la rebeldía


Neste espaço para reflexões nas manhãs de domingo, voltado para o pensar "para além do Direito", trago hoje aos amigos uma interessante produção chilena referente a história dos heróis que contribuíram de modo decisivo para a construção da independencência daquele país.

Mais especificamente, trago para este espaço o nome e um pouco da história de Manuel Javier Rodríguez Erdoíza, advogado, político, revolucionário e militar chileno nascido em Santiago à 26 de fevereiro de 1785 e morto em TilTil em 26 de maio de 1818.

Confesso que meu contato com estas figuras históricas que lutaram pela independência da América espanhola é bastante recente, sendo justo reconhecer que somente fui tomar conhecimento do nome de Manuel Rodríguez recentemente, e de modo bastante casual ouvindo a música "El cautivo de Tiltil" na interpretação de Soledad Pastorutti, a qual conta um pouco dos feitos de um certo Manuel (Manuel Rodríguez) e me despertou curiosidade por sua letra.

Pesquisando um pouco mais, deparei-me com esta e outras figuras das lutas pela independência chilena, um história construída a ferro, fogo e sangue pelas mãos de homens e mulheres, certamente não sem a presença grandes líderes caudilhos, alianças e intrigas. Aliás, um tipo de luta pela liberdade com personagens, ideiais e episódios que, não obstante sejam bastente peculiares à história da América hispânica, soam muito familiares aos rio-grandenses.

Por sua importância para a história latino-americana, e principalmente para o processo de independência do Chile, Manuel Rodríguez recebeu um episódio específico na produção alusiva ao bicentenário do processo de indenpendência daquele país, "Héroes, la gloria tiene su precio".

O episódio "Manuel Rodríguez, hijo de la rebeldía", bem como os demais da série, encontra-se disponível no portal educacional chileno EducarChile, sendo inclusive permitido o download dos episódios.

Fica a dica. Um forte abraço e um excelente domingo a todos e a todas!


Nenhum comentário:

Postar um comentário