quarta-feira, 9 de março de 2011

Juiz Douglas Melo Martins coordenará mutirão do CNJ no RS

Imagem obtida do sítio virtual do TJMA
O Mutirão carcerário do CNJ no Rio Grande do Sul , o qual começará no dia 14/03, será coordenado pelo Juiz de Direito Douglas Melo Martins (MA).

O magistrado maranhense é Doutorando em Sociologia Jurídica e Instituições Políticas pela Universidade de Zaragoza, na Espanha, e tem atuação destacada no âmbito da Justiça Maranhense e do Brasil.

Em maio de 2010, atuou pessoalmente em situações onde mulheres se encontravam presas junto com homens em carceragens de delegacias daquele estado federado -  situação flagrantemente contrária às determinações legais e constitucionais – onde determinou providências da Secretaria de Segurança do Maranhão.

 Atuando como juiz auxiliar em São Luís, respondendo pela Vara de Execuções Criminais da capital maranhense, editou portaria autorizando a 141 presos em regime aberto o cumprimento da pena em prisão domiciliar, ante a superlotação e péssimas condições da Casa de Albergado local.

Martins é também conhecido como magistrado engajado na luta contra o nepotismo, prática tão nefasta às instituições republicanas. Igualmente angariou lutas e desafetos denunciado abusos e desvios cometidos por autoridades políticas e judiciárias.

No CNJ, o magistrado já possui experiência em mutirões carcerários, havendo coordenado em 2009 o Mutirão Carcerário do CNJ no Estado da Paraíba.



Referências 
  • Sobre mulheres dividindo celas com homens em carceragem maranhense
http://imirante.globo.com/noticias/pagina242947.shtml
http://www.tj.ma.gov.br/site/principal/conteudo.php?conteudo=19367
  • Formação Acadêmica
http://jus.uol.com.br/revista/texto/16662/juiz-determina-instalacao-de-defensoria-publica-nomeacao-de-defensores-concursados-e-novo-concurso-para-preenchimento-de-vagas
  • Atuação na VEC de São Luís/MA
http://www.tj.ma.gov.br/site/principal/conteudo.php?conteudo=19722
  • Atuação no combate ao nepotismo
http://www.portalaz.com.br/noticias/policia/117133
  • Outros mutirões do CNJ
http://www.paraibaemqap.com.br/noticia_destaque.php?id=528

Nenhum comentário:

Postar um comentário