quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Fuga, superlotação e interdição do Presídio de Caxias do Sul

 "A casa prisional, com 298 vagas, abriga 746 apenados e há um agente penitenciário para 60 presos."

A juíza de Direito Sonáli da Cruz Zluhan, da 3ª Vara Criminal, determinou, nesta quarta-feira, a interdição do Presídio Industrial de Caxias do Sul (PICS). Com isso, a casa penal não poderá receber presos novos condenados ou provisórios por 60 dias, contando a partir de segunda-feira.

A interdição já havia sido decretada, a pedido do Ministério Público, em agosto de 2002, e suspensa por solicitação da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), que anunciou a construção de novo espaço para os 80 presos do regime fechado.

Segundo a juíza, a Susepe alegou que a obra do novo presídio tinha previsão de término para setembro de 2006, mas se encontra parada por questões financeiras da empresa contratada. A assessoria da superintendência, por sua vez, afirmou que não foi comunicada da decisão.

Ainda de acordo com a magistrada, a situação está caótica no local. A casa prisional, com 298 vagas, abriga 746 apenados e há um agente penitenciário para 60 presos. As celas, com capacidade para quatro pessoas, já contam com 16.

Na madrugada de segunda-feira, três detentos fugiram da casa prisional. Os homens teriam escavado a parede de uma das celas e cortado as telas de proteção do entorno da cadeia. Após o fato, o diretor e o chefe de Disciplina do presídio foram afastados para investigação do ocorrido.

Fonte: Correio do Povo, acesso em 09 fev. 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário