segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Criminalidade em Pelotas apresenta aumento

Por Carolina Malhão
Diário Popular - Pelotas

Os números da criminalidade assustam. De acordo com o balanço divulgado pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), 413 pessoas já foram vítimas de furtos em pouco mais de um mês em Pelotas. A média de 11,8 por dia é maior do que a apresentada no ano passado, quando eram registrados 11 ao dia.

A estatística piora a situação da cidade no ranking estadual. Se na mesma época do último ano Pelotas estava em 6º, agora ocupa a 3ª posição estando atrás apenas de Porto Alegre e Caxias do Sul. E o tipo de delito se alastra pela região. Em Rio Grande foram 280 e em Bagé 164. A única cidade que permanece sem nenhuma ocorrência é Arroio do Padre.

Em relação aos assaltos, 2011 contabilizou 177 a pessoas e 15 de veículos em Pelotas. Uma média de cinco por dia. No caso, menor do que a de 5,8 de 2010. Por não ter sido informado oficialmente dos números pela SSP, o comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar (BPM), Eliseu Vedana, preferiu não comentar os dados.

O número de furtos e roubos de veículos é bem menor do que os cometidos contra pessoas, no entanto, também é preocupante. Em toda a região 82 proprietários perderam seus veículos para criminosos, 62 foram em furtos e 20 em roubos. Pelotas, a maior cidade, liderou as estatísticas com 22 e 15, respectivamente. Enquanto Rio Grande teve 22 furtados e apenas dois roubados. Em Bagé foram 11 e um. Os moradores dos municípios de Arroio Grande, Capão do Leão e Piratini não haviam sofrido nenhum dos dois crimes entre janeiro e fevereiro de 2010. No entanto, não conseguiram escapar dos bandidos nos primeiros meses deste ano.

Fonte: Diário Popular - DP, acesso em 08 fev. 2011 

Nenhum comentário:

Postar um comentário