segunda-feira, 20 de setembro de 2010

20 de Setembro: 175.º Aniversário da Revolução Farroupilha


Há 175 anos um punhado de homens e mulheres guiados por nobres ideais lutaram pela direito de viver conforme os costumes de sua Terra. Muitas palavras se poderiam dizer sobre àqueles riograndeses, muito se poderia dizer da importância da Revolução Farroupilha e o seu papel fundamental na formação da identidade coletiva do povo dos pampas, e da mitologia gaúcha.

De tudo o que se pode falar sobre esta data, faço uma singela homenagem com um trecho da canção de comove multidões de riograndenses: "SIRVAM NOSSAS FAÇANHAS DE MODELO A TODA A TERRA!"

Um excelente vinte de setembro a todos e a todas!

3 comentários:

  1. "SIRVAM NOSSAS FAÇANHAS DE MODELO A TODA A TERRA!"
    Interessante que esse trecho do nosso hino, realmente servisse de inspiração para nossa nação. Que talvez fosse necessário uma nova revolução, não armada, mas ideológica, dentro de nós mesmos, para que paremos de assitir tamanha vergonha que assola nosso pais em quase todas as esferas de nossa sociedade. Que o "patriotismo" que temos por nosso pago, tido como excesso de ego por alguns desavisados, prolifere por todo nosso pais e que faça as pessoas amarem a terra em que pisam assim como amamos a nossa. Que o sangue derramado por nossos antepassados para que hoje possamos comemorar de cabeça erguida o 20 de setembro não tenha sido em vão, mas que sirva de lição para todas as nossas gerações, que aqueles que aceitam a servidão não são melhores que aqueles a quem servem (POVO QUE NÃO TEM VIRTUDE ACABA POR SER ESCRAVO). Embora que todo o resto de nosso pais se desvie, que eles se lembrem que aqui nesse fundo do Brasil a resistência ainda continua contra tudo e todos que possa vir a ferir nosso povo, para isso cito a letra infelizmente retirada, em minha opinião, do hino rio-grandense (ENTRE NÓS REVIVE ATENAS, PRO ASSOMBRO DOS TIRANOS, SEJAMOS GREGOS NA GLÓRIA E NA VIRTUDE ROMANOS)

    ResponderExcluir
  2. Diego,
    belas palavras, muito bem lembraste este trecho suprimido do hino rio-grandese em 1966 por determinação do então governo militar do Marechal Castelo Branco.

    "Entre nós revive Atenas para o assombro dos tiranos; Sejamos gregos na glória, e na virtude romanos"

    O sentido libertário do povo grego; a virtude dos estóicos romanos da áurea Roma Republicana de Cícero, Caio Mario, Fabio Maximo, Catão.

    Eis mais uma sábia lição inscrita no hino de nosso pago!

    ResponderExcluir