segunda-feira, 1 de outubro de 2012

6.º Seminário Internacional em Memória e Patrimônio

Imagem de divulgação




O Seminário Internacional em Memória e Patrimônio – SIMP –, realizado pelo Programa de Pós-graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), debaterá este ano o tema “Patrimonializações, atores e conflitos”. O evento acontece entre os dias 3 e 5 de outubro no 8º andar da Associação Comercial de Pelotas.

O debate que se pretende estabelecer na sexta edição do seminário se articula em torno de alguns vetores: Quais são os dilemas contemporâneos acerca dos usos e alcances sociais do patrimônio? Quais os valores que presidem os processos de patrimonialização? Quem são os atores dos processos patrimoniais? Que conflitos se estabelecem a partir e no interior desses processos? Quem são os transmissores do patrimônio e como se estabelecem essas transmissões? Como se relacionam esses processos de patrimonialização com o contexto politico e social no qual estão inseridos? Quais impactos que vêm sendo observados produzidos pela patrimonialização do meio urbano? Qual o poder efetivo dos novos atores no que se refere às decisões e gestão patrimonial?

Nas edições pares do evento, como esta, não há inscrições de comunicações de trabalhos, porém a Revista Memória em Rede, outra realização do PPGMP, está com edital aberto com a mesma temática do evento, cujos prazos e condições podem ser verificados no site da revista ich.ufpel.edu.br/memoriaemrede.

A conferência de abertura, intitulada “Património imaterial: para além do otimismo e do ceticismo”, será proferida pelo professor João Leal, da Universidade Nova de Lisboa (UNL) e mais detalhes da programação podem ser vistos no site ich.ufpel.edu.br/simp.Inscrições como ouvintes serão aceitas até a data do evento, porém inscrições antecipadas recebem desconto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário