terça-feira, 25 de outubro de 2011

Senado: Seminário discute relação entre direitos autorais e internet


Da Redação / Agência Senado

Começou na manhã desta terça-feira (25), no Senado, o seminário Comunicação Digital, Conteúdos e Direitos do Autor, promovido pela Frente Parlamentar Mista em Defesa da Cultura. O evento se estende ao longo do dia para discutir, com representantes da sociedade, os avanços tecnológicos que geram conflitos no que diz respeito à remuneração dos autores que têm obras disponibilizadas na rede mundial de computadores.

O evento reúne parlamentares, autores, provedores de internet e especialistas em direito autoral focados sobretudo em discutir a relação entre a democratização do acesso à informação e o pagamento aos produtores de conteúdos. Outro assunto em debate é a necessidade de atualização da Lei nº 9.610/98, conhecida como a Lei do Direito Autoral.

A maioria dos palestrantes chama a atenção para a dinâmica e velocidade do consumo de produtos culturais. Entre as preocupações manifestadas está a questão da propriedade intelectual de conteúdo musical, cinematográfico, audiovisual, literário, científico, acadêmico, tecnológico e de outras linguagens que circulam na internet.

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado (CE) apoiou o evento. A senadora Ana Rita (PT-ES), integrante do colegiado, manifestou-se acerca da importância de debater-se este tema no Parlamento brasileiro.

- Esta Frente Parlamentar têm se esforçado para discutir os assuntos relacionados à cultura, cabendo à Câmara e ao Senado, através de suas Comissões de Educação, aprofundar este tema e trazer uma contribuição para a sociedade - disse a senadora.

Estiveram presentes ao encontro, representantes dos ministérios da Ciência e Tecnologia, da Cultura, da Justiça e das Comunicações.

A Frente Parlamentar é presidida pela deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), e a vice-presidência do grupo parlamentar é ocupada pelo senador Cristovam Buarque (PDT-DF).

Fonte: Agência Senado, acesso em 25 de outubro de 2011.


Nenhum comentário:

Postar um comentário