quinta-feira, 3 de abril de 2014

Miguel Reale Júnior: o penalista da USP que adotou o Rio Grande do Sul como lar

Miguel Reale Jr. - Imagem de Folhapress
e divulgada por VEJA Online
Recomendo aos leitores e leitoras a interessantíssima entrevista concedida ao Jornal Zero Hora, há alguns meses atrás, pelo penalista Miguel Reale Júnior.

Miguel Reale Júnior, é professor titular de Direito Penal na USP, foi Ministro da Justiça no governo do presidente Fernando Henrique Cardoso, e participou da comissão de juristas responsável pela elaboração do anteprojeto que deu ensejo à Nova Parte Geral do Código Penal, promulgada em 1984.

Desde de 2012, Miguel Reale tem liderado o movimento de juristas contra a aprovação do Novo Código Penal, oriundo do Anteprojeto elaborado pela comissão de juristas nomeada pelo Presidente do Senado Federal José Sarney. Em setembro de 2012, inclusive, Miguel Reale Júnior se fez presente na Semana Alusiva ao Centenário da Faculdade de Direito de Pelotas, onde proferiu palestra apontando os vícios do Anteprojeto do "Código Sarney".

Na entrevista é possível conhecer um pouco mais da pessoa e do cotidiano do penalista da USP que, após casar-se com a Professora Judith Martins-Costa (UFRGS), gaúcha, acabou adotando o Rio Grande do Sul como lar, residindo na cidade de Canela/RS. Por óbvio, temas relacionados à vida política do país e ao direito penal também encontraram espaço privilegiado na entrevista.

  • Para acessar a entrevista no sítio virtual do Jornal Zero Hora, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário