sexta-feira, 4 de abril de 2014

UFPel: Mestrado em Filosofia dá início a processo seletivo 2014/2

Imagem de divulgação

O Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Filosofia da Universidade Federal de Pelotas está promovendo seleção para ingresso regular no período 2014/02.  As inscrições estarão abertas de 06 a 30 de maio de 2014.

O curso está articulado em uma grande área de concentração, Ética e Filosofia Política, com três linhas de pesquisa: 
(1) Concepções de Virtude
(2) Fundamentação e Crítica da Moral
(3) Direito, Sociedade e Estado

O Programa conta com a publicação da Revista Dissertatio, fundada em 1995 e indexada no CLASE, com conceito B1 pelo QUALIS/CAPES.

A linha de pesquisa Direito, Sociedade e Estado pretende ser um estudo circunstanciado de diversos temas, tais como a sociedade e suas estruturas, a evolução histórica do direito, o papel do direito na legitimação do estado, o problema do ordenamento, bem como os conceitos de sistema e norma jurídica. Não apenas isto, a tal linha de pesquisa pertencerão as questões referentes ao direito natural, ao jusnaturalismo, ao historicismo, ao contratualismo, ao positivismo jurídico, assim como a sociologia jurídica e a lógica/retórica jurídicas. Também são questões relevantes para tal linha os seguintes tópicos: direito e dialética, facticidade e validade do direito, teorias do estado, sociedade e estado, o estado democrático de direito, sociedade e organização social, estado e dominação, cultura e sociedade, o direito e os limites do estado, tipos de estado, o estado moderno, o constitucionalismo na ordem jurídica moderna, o direito político, a concepção jurídica de estado e, por fim, direito, sociedade, estado e a questão do poder.



Nenhum comentário:

Postar um comentário