domingo, 4 de maio de 2014

Impunidade: uma série de reportagens sobre as dificuldades na persecução criminal no Brasil

Na última semana, entre os dias 28 de abril e 02 de maio de 2014, o Jornal da Globo (Rede Globo de Televisão) exibiu uma série de reportagens dividida em 05 capítulos acerca da impunidade criminal no Brasil.

Trata-se de um material jornalístico muito interessante, o qual mostra um panorama geral acerca das dificuldades na investigação e produção de provas acerca de crimes no Brasil.

Recomendo aos amigos e amigas que assistam.

Cada capítulo aborda um aspecto da persecução penal, divididos na seguinte forma: 

  • Capítulo 1 - A maioria dos crimes no Brasil não chega a ser solucionada (As dificuldades na preservação da cena do crime).
  • Capítulo 2 - A perícia criminal não consegue identificar todos os assassinos no Brasil (A ausência de uma estrutura de perícias para a produção de provas materiais do delito).
  • Capítulo 3 - A polícia enfrente dificuldades para processar provas e punir culpados (As dificuldades da polícia judiciária em apurar os crimes - falta de meios humanos, desvio de finalidade da estrutura policial).
  • Capítulo 4 - As etapas da condenação apresentam sérias deficiências em todo o Brasil (A execução das penas e os caos do sistema penitenciário).
  • Capítulo 5 - A justiça do Chile consegue combater a violência com segurança pública (Uma breve comparação entre as estruturas brasileira e chilena de apuração de crimes).



Para assistir à série na íntegra, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário