domingo, 26 de junho de 2011

O consumo de drogas entre estudantes universitários no Brasil

Abaixo colaciono trechos do Relatório Mundial sobre Drogas - 2011 que referem o perfil do usuário de drogas entre a população universitária brasileira. Interessante perceber uma distinção no perfil prevalente de usuários conforme idade e sexo. Prevalecendo no consumo de cocaína e ecstasy usuários do sexo masculino, enquanto a maioria dos usuários de anfetaminas são do sexo feminino.

Cocaína
.
"De acordo com uma pesquisa nacional em 2009 entre estudantes universitários no Brasil, a prevalência anual do uso de cocaína foi de 3% dos estudantes de 18 a 35 anos. O uso de cocaína foi muito menor entre estudantes mulheres que entre homens. Entre estudantes de 18-24 anos e 25-34 anos, níveis comparáveis de uso de cocaína recente e atual foram relatados, o qual foi muito maior do que o comparado ao uso de cocaína relatado entre estudantes de 18 a 35 anos."

Anfetaminas

"Pesquisa nacional feita entre estudantes universitários no Brasil em 2009  mostra que a prevalência anual do uso de anfetaminas entre estudantes foi relatada como de 10,5%. A prevalência anual foi maior entre estudantes mulheres (14,1%) do que entre estudantes homens (5,5%), e também foi maior entre estudantes mais velhos, isto é, aqueles de 35 anos ou mais (18.6%), seguidos por estudantes entre 25-34 anos (13,7%). O uso de substâncias como anfetaminas é relatada como sendo mais comum entre mulheres devido aos efeitos anoréxicos e a uma cultura predominante de uso de medicamentos para propósitos de perda de peso."

Ecstasy

"No Brasil, a prevalência anual do uso de 'ecstasy' segundo pesquisa nacional feita entre estudantes universitários em 2009 foi de 3,9%, claramente excedendo estimativas do UNODC para populações em geral, em torno de 0,2%. Como no resto do mundo, o uso do ‘ecstasy’ foi mais comum entre estudantes homens do que entre mulheres. A prevalência anual e de 30 dias anteriores à pesquisa foi maior entre estudantes entre 18-24 do que entre qualquer outra faixa de idade."

* A citada pesquisa entre universitários brasileiros consta do "I Levantamento Nacional sobre uso de alcool, tabaco e outras drogas entre os universitários das 27 capitais brasileiras", da Secretária Nacional de Políticas sobre Drogas.

Fonte: Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime, Relatório Mundial de Drogas 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário