segunda-feira, 20 de agosto de 2012

UCPel: Seminário aborda alternativas conciliatórias a conflitos judiciais

Imagem de divulgação extraída de UCPel



O Grupo de Estudos em Direitos Constitucionais e Direitos Humanos da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) está organizando um seminário sob a temática A crise do Estado e da Jurisdição e as formas Alternativas de Resolução dos Conflitos. O evento será realizado nos dias 30 e 31 de agosto e traz uma extensa programação de palestras e mostras de vídeos, com a finalidade de propor debates entre acadêmicos e profissionais da área do Direito acerca de metodologias que contribuam com a democratização do acesso à justiça no Brasil.

Serão debatidas medidas alternativas de punição aos criminosos de acordo o modelo de justiça restaurativa, levando-se em consideração que o sistema enfatiza o respeito aos direitos humanos e uma pluralidade judicial onde é realizado um diálogo conciliativo entre as partes, para que, assim, sejam reparados os danos pacificamente.

“Opções alternativas ao monismo judiciário vigente, em prol de um diálogo mais democrático e direto entre o Estado e o cidadão serão abordados no seminário, como, também, assuntos relacionados ao abolicionismo penal, em dialética com a nossa realidade social e judiciária”, ressaltou o professor Marcelo Oliveira de Moura.

As inscrições estarão abertas a partir de 20 de agosto e devem ser feitas no Prédio Santa Margarida. O investimento é de R$ 35,00 para todos os interessados. O evento será realizado no Auditório do Campus II (rua Almirante Barroso, 1.202).

Fonte: UCPel, acesso em 19 de agosto de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário