sábado, 2 de junho de 2012

Defensoria Pública Estadual e Polícia Civil ganham novos titulares em Pelotas

Nas últimas semanas Pelotas recebeu novos titulares na Defensoria Pública Estadual e na Polícia Civil. Na Defensoria, com a chegada de um novo defensor público, Igor da Silva, serão implantadas novas medidas, como o agendamento de consultas que agora terão dia e horário certo. Já na Segunda Delegacia de Polícia de Pelotas, a maior distrital da região, com a chegada do Delegado Rafael de Souza Lopes, o combate ao tráfico de drogas deverá ser a meta central das ações da polícia, juntamente com a apuração de homicídios.


2ª Delegacia de Polícia de Pelotas está sob novo comando

Por: Cíntia Piegas
cintiap@diariopopular.com.br

A maior distrital da Polícia Civil da 18ª Regional de Pelotas está sob novo comando. O desafio de administrar uma área policial com mais de 220 mil habitantes está nas mãos do delegado Rafael de Souza Lopes, que assumiu a 2ª Delegacia de Polícia esta semana. O combate ao tráfico de drogas é a principal meta do delegado porto-alegrense.

O desafio a ser encarado pelo titular da 2ª DP é elaborar uma rotina de trabalho em meio ao grande volume de inquéritos. Além dos homicídios que precisam ser investigados (dos 25 ocorridos este ano, 64% correspondem à distrital), crimes como furtos a supermercados grandes e pequenos, estabelecimentos comerciais e de extorsão movimentam a equipe de Lopes. Mas o combate ao tráfico de entorpecentes na distrital que abrange áreas bem conflitantes está no topo da lista de prioridades do delegado, que quer atacar esse tipo de crime para reduzir os que estão por trás dele. 

A notícia sobre reforço de agentes da Civil exclusivos para a investigação de homicídios a partir de junho foi em boa hora. Entre elas, desenhar um mapa do comércio de entorpecentes e poder agir diretamente na fonte. Essa possibilidade atenderia uma reivindicação de comunidades que vivem em meio a áreas deflagradas pelo crime. Da 2ª Delegacia, em todos os casos investigados são mandadas representações à Justiça na tentativa de ter expedidas as prisões preventivas.

[Fonte: Diário Popular - DP, acesso em 02 de junho de 2012]

Defensoria Pública implanta novo método de atendimento

Por: Mônica Jorge
monica@diariopopular.com.br

A Defensoria Pública de Pelotas está prestes a passar por mudanças que devem facilitar o caminho da comunidade na luta por seus direitos. O medo de comprometer a causa pela qual lutam fez com que três pessoas que procuravam o serviço na tarde desta terça-feira (29) optassem por não se identificar durante conversa com o Diário Popular, porém todas afirmaram ter ficado quase uma noite inteira na frente do prédio para conseguir o primeiro atendimento. Isso porque o sistema funciona através de fichas distribuídas nas sextas-feiras. Mas a partir desta quinta a realidade será outra. Com a chegada de um novo defensor público, Igor da Silva, serão implantadas novas medidas, como o agendamento de consultas que agora terão dia e horário certo.

As filas e a situação caótica da Defensoria Pública nas sextas-feiras já eram problemas antigos e haviam suspeitas de venda de fichas. Para acabar com isso agora o atendimento será feito através de agendamento através dos telefones (53) 3228-2648 e (53) 3282-1770 ou diretamente no local que funciona das 9h ao meio-dia e das 13h às 18h. A iniciativa faz parte do Programa de Racionalização de Atendimento. 

A mudança no atendimento inicial não deverá ser a única. O novo defensor garante que haverá uma revolução nos serviços que terão agilidade no processo de triagem. Também faz parte dos novos planos realizar mutirões que visam disponibilizar os serviços e esclarecimentos nos bairros, serviço que segue o exemplo do que já era executado por Da Silva em Venâncio Aires. 

O serviço de Defensoria Pública de Pelotas é disponibilizado em duas unidades - uma situada na avenida Domingos de Almeida, 907, e outra no Foro de Pelotas. Em um prazo de 30 dias, segundo o defensor, as duas deverão ser unificadas em um prédio localizado na avenida Ferreira Viana. A inauguração deste novo espaço já estava prevista para janeiro de 2011.

[Fonte: Diário Popular - DP, acesso em 02 de junho de 2012]

Nenhum comentário:

Postar um comentário