terça-feira, 12 de junho de 2012

UFPel: Curso de Química Forense da UFPel será o primeiro em federais e o segundo do Brasil


Imagem ilustrativa extraída
do sítio virtual da UFPel



O Curso de Bacharelado em Química Forense é a novidade do ingresso pelo Sisu de Inverno na UFPel. A criação do curso é uma iniciativa conjunta da Administração da Universidade em colaboração com um grupo de professores do Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos(CCQFA). Será o primeiro curso de Química Forense em uma universidade federal do país e o segundo do Brasil. O primeiro está lotado na USP de Ribeirão Preto.

Segundo o coordenador, professor Claudio Martin Pereira de Pereira, o curso atuará em uma área ainda carente abrangendo, além da Química, diferentes setores do conhecimento, como Biologia Molecular, Toxicologia, Ciências Forenses, Bioquímica Aplicada às Ciências Forenses, Medicina e Odontologia Legal, Antropologia Forense, entre outros.

O professor enfatiza que a Química Forense inicia com expectativas muito promissoras, “pois vários pontos são favoráveis para o futuro sucesso do curso”. Dentre elas, diz o coordenador, destacam-se o núcleo estruturante, que conta com 15 professores, alguns lotados no próprio CCQFA, e outros através de parcerias firmadas com a Faculdade de Odontologia e com Faculdade de Direito. Além disso, estão sendo encaminhadas cooperações com a USP e com a UFRGS.

Muitos professores são do Núcleo Estruturante do Curso de Farmácia e do Programa de Pós-Graduação em Bioquímica e Bioprospecção. “Ressalta-se, ainda, que o curso passou por um estudo de viabilidade e planejamento, uma vez que muitos dos docentes são pesquisadores em áreas correlatas que dispõem de equipamentos que podem ser empregados para atender parte das demandas do curso”, diz Pereira. Ele completa que é projetado pela Administração um compartilhamento da infra-estrutura destinada aos dois cursos, Farmácia e Química Forense, otimizando assim os recursos destinados à UFPel.

Além de Claudio Pereira, fazem parte do Núcleo Estruturante os professores Claiton Leoneti Lencina, Geonir M. Siqueira, Ligia Furlan, Elizandra Braganhol, Francieli M. Stefanello, Evandro Piva, Emilene Becker, Márcia F. Mesko, Rafael Lund, Adriana F. da Silva, Paulo Romeu Gonçalvez, Patricia Nascente, Rosélia Spanevello, Rogério Freitag e Wilson Cunico.

Sisu

Está definido o cronograma para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de Inverno 2012. As inscrições poderão ser feitas de 18 a 22 de junho. A UFPel está oferecendo, neste processo de meio de ano, 698 vagas em 19 cursos de graduação, visando o ingresso no segundo semestre de 2012. Confira todas as informações no site  http://sisu.mec.gov.br/#/principal.php. No site http://sisu.mec.gov.br/cursos?tipo=ies&valor=634 confira os cursos e vagas oferecidos pela UFPel. O curso de Química Forense é a novidade para esta seleção.

Fonte: CCS-UFPel, acesso em 12 de junho de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário