sábado, 11 de agosto de 2012

Enquete: Exame da OAB – És contrário ou favorável?


A enquete aberta no 'blog' a partir de hoje, e até o próximo dia 21, quer saber se o leitor é favorável ou contrário à exigência de aprovação no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil como condição para o exercício profissional da advocacia.

O Exame da Ordem é objeto de acirrada polêmica e divergência, havendo duas posições bem definidas:

1 - De um lado o entendimento daqueles que afirmam ser o exame mero instrumento de reserva de mercado, exigência abusiva que leva milhares de bacharéis em direito à exclusão/frustração (quando, embora diplomados em direito, não logram ser aprovados no exame, e não podem exercer a advocacia); 

2 - De outro, há a posição dos que sustentam ser o exame um instrumento de garantia do cidadão e da sociedade, o qual visa estabelecer a exigência de um patamar mínimo de qualificação para o bacharel em direito que pretende o exercício profissional da advocacia. Isso, especialmente, em uma realidade onde se proliferam cursos de graduação em direito com pouca qualidade.

Está aberta a enquete, não deixe de votar (basta clicar na caixa de votação constante no canto superior esquerdo da tela) e se manifestar (deixando seu comentário aqui)!

6 comentários:

  1. Olá Douglas, tudo bem? Bom, eu sou a favor do exame de ordem, por mais que eu saiba que temos muitos advogados que não possam exercer o seu cargo por não ter sido aprovado pelo OAB.
    A minha opinião é de que todos devem estar realmente bem preparados para cargo, pois estará defendendo nós, brasileiros, ou até mesmo o próprio país. Não podemos passar "feio"!
    E também apesar de toda a briga em relação à fortuna de que o OAB arrecada, é o dever deles verificar se há bons advogados; se estão realmente preparados.
    Eu optei pela busca de maiores conhecimentos, como cursos preparatórios. Não me arrependendo de ter feito este investimento, pois eu sei que valerá muito a pena.
    Eu indico para todos irem atrás de maiores conhecimentos e ver a sua aprovação no futuro!
    Eu indico muito os cursos do Instituto IOB, os preparatórios da OAB. São muito bons de verdade. Aqui fica a minha dica para quem quer aprender sempre!
    E eu ganhei 30 dias grátis do meu curso pelo fato de ter ligado lá para saber à respeito do curso e tudo mais.
    Espero que tenha te respondido Douglas e ajudado a quem precisa.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jucely, obrigado por compartilhar tua posição e experiência. Tua participação é fundamental ao debate. Abraços.

      Excluir
  2. Ainda acredito em uma posição conservadora e até polêmica em "acreditar" que o exame da OAB seja o "teste" mínimo para comprovar que um profissional bacharel em direito tem para demonstrar a sua capacidade para atuar em tamanho mundo da legislação brasileira, porém não sou hipócrita para acreditar que até mesmo aquele profissional que se dedicar para aprovar neste exame não seja tão competente assim. Então para que tirar este exame? Se aquele realmente interessado pode se dedicar e aprovar?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Igor, muito obrigado por tua contribuição ao debate. Abraços.

      Excluir
  3. considerando o aumento explosivo de faculdades de Direito no Brasil e a consequente queda na qualidade de ensino, sou extremamente favorável ao Exame da Ordem, o cidadão não pode ter seu direito prejudicado por causa de um mau profissional não habilitado a exercer a advocacia. E ainda temos que considerar que o Exame exige um patamar razoável de conhecimento, extramente compatível com o nível de conhecimento de um aluno medianamente dedicado e de uma faculdade decente e nada comparado ao que exigem os concursos públicos mais cobiçados.

    ResponderExcluir
  4. Olá, Mila, muito obrigado por tuas pertinentes reflexões ao debate! Abraços!

    ResponderExcluir