domingo, 30 de setembro de 2012

A 'atualíssima' entrevista de Miguel Reale ao Roda Viva (2000)


Recomendo aos leitores e leitoras que assistam a esta inquietante entrevista do Professor Miguel Reale (1910-2006) - jurista, filósofo e poeta - ao Programa Roda Viva (TV Cultura) no ano 2000, aos 90 (noventa) anos de idade.

Os temas abordados são tão plurais quanto o entrevistado - a importância do bacharel em Direito, a (má) qualidade do ensino jurídico no Brasil, as questões da ética e da política, crise do Judiciário, politização da Justiça - e as reflexões de Reale, passados 12 anos, permanecem extremamente atuais.

Trata do bacharelismo e ascensão dos bacharéis em Direito no Segunda Reinado e na República Velha. E como a ausência de cursos especializados na área das ciências humanas (sociologia, ciencia política, filosofia) fazia com que as academias jurídicas o núcleo do pensamento brasileiro; critica o barateamento da figura do bacharel em razão do aumento irresponsável do número de cursos de direito sem condições mínimas de formar bacharéis em Direito. O efeito da má qualidade dos cursos e ausência de rigor na fiscalização resulta na reprovação maciça dos bacharéis no Exame da OAB e nos concursos jurídicos; aponta a ausência de qualificação dos corpos docentes como uma das principais fragilidades das academias jurídicas. A ausência de domínio da língua portuguesa, como grande causa de reprovação dos bacharéis despidos de adequada capacidade de interpretação e redação (o domínio da palavra é um dos atributos fundamentais do bacharel em direito); sobre o novo Código Civil (à época ainda em tramitação no Congresso Nacional) afirma tratar-se de um Código de caráter social adaptado às necessidades da sociedade brasileira e à Constituição Federal de 1988 em substituição ao vetusto Código de 1916. Lembra: "O Direito é inconcebível com abstração do problema moral ou do problema ético." 

Fala ainda sobre sua relação com o marxismo e o integralismo, na juventude; bem como de sua posição política social liberal desde 1963 (e até o fim da vida).

Enfim, vale CONFERIR e REFLETIR!



  • Confira mais sobre a vida e obra do Professor Miguel Reale, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário