quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Força-tarefa obtém resultados na apuração de homicídios em Pelotas

Duas notícias divulgadas recentemente no Jornal Diário Popular mostram os bons resultados alcançados pela força-tarefa da Polícia Civil direcionada a apuração de homicídios na cidade.  As matérias são de Cíntia Piegas, do Jornal Diário Popular. Vejamos. 


  • Força-tarefa elucida 86% dos crimes de homicídio em Pelotas


A Força-tarefa Homicídios completa três meses de ação em Pelotas com um saldo de 86% dos crimes elucidados. Índices positivos, mas que ao mesmo tempo revelam a ascendência da criminalidade no município. Desde o início do ano foram 35 homicídios registrados, números que somados os 30 atentados contra a vida de junho até agosto apontam para a instalação de uma Delegacia Especializada em Homicídios. Com mais um mês de trabalho, o esforço agora da 18ª Delegacia Regional de Polícia é de manter a equipe exclusiva para este tipo de crime. 

“Os números são altíssimos, uma vez que uma tentativa de homicídio tem a mesma relevância que um caso consumado”, dispara a titular da Regional, delegada Carla Kuhn. Dos 39 procedimentos de inquérito policial (nove homicídios consumados) de responsabilidade da Força-tarefa, 70% já foram encaminhados à Justiça, no total de 26 pessoas indiciadas pela polícia, e 11 presos preventivamente.

O último foi Danilo Fernandes Beorlegui, de 21 anos, suspeito de ser o autor da morte do cadeirante Pablo Aranha Ferreira, de 27 anos. O crime ocorreu na madrugada do dia 19, no início da rua General Osório. O jovem se apresentou à equipe de Homicídios na manhã de sexta-feira (31) e, segundo a polícia, confessou a autoria do crime. Danilo teria alegado de que a vítima estaria o ameaçando, sendo que, no dia, teria mexido com ele. O acusado foi encaminhado ao Presídio Regional de Pelotas (PRP).

Em andamento estão os casos de Luiz Soares Neves, de 17 anos, morto a tiros por volta da 1h20min do dia 23, no Jardim Europa, bairro Areal, e de Augusto Simões Madruga, de 21 anos, morto a tiros no dia 28, na rua Três, no loteamento Darci Ribeiro, no mesmo bairro.

Demanda

“A equipe Força-tarefa formada por oito agentes é um projeto piloto. Depende agora se a Chefia de Polícia irá mantê-la. Mas as estatísticas provam que se faz necessária uma Delegacia de Homicídios”, pontua Carla. A solicitação da delegada à Chefia é acompanhada de uma reivindicação: mais 56 policiais para suprir a demanda de sete municípios de abrangência da Regional, das sete especializadas de Pelotas e, principalmente, da 2ª Delegacia de Polícia de Pelotas que atende uma população de 220 mil habitantes, incluindo as cidades de Arroio do Padre e Turuçu. “Para que isso ocorra é muito importante a formatura dos novos agentes que deve ocorrer em setembro.” 

Como argumento para o aporte de servidores, novamente a delegada apresenta números que comprovam o aumento da criminalidade. Desde o início do ano até agora foram registradas na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), 21.382 ocorrências, numa média de 3.054 boletins por mês, 101 por dia. 



  • Força-tarefa prende suspeito de cometer o 35º homicídio

Foi preso na tarde desta terça-feira (4) um jovem suspeito de ser o autor da morte de Augusto Simões Madruga, de 21 anos, ocorrido no dia 28 de agosto, no bairro Areal, em Pelotas. Com a prisão preventiva decretada pela Justiça, a equipe da Força-tarefa Homicídios chegou até Jeferson Coelho Elizabeth, de 22 anos, preso preventivamente e que depois de prestar depoimento foi levado para o Presídio Regional de Pelotas (PRP).

Para a polícia e na presença de seu advogado o suspeito negou não só a autoria dos três disparos de arma de fogo que atingiram Augusto, como também de uma tentativa de homicídio da qual também é acusado. Augusto Madruga foi morto por volta das 19h30min do dia 28 de agosto, na rua Um do corredor do Obelisco. Ele chegou a ser socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas acabou morrendo duas horas depois no Pronto-Socorro de Pelotas (PSP).

Durante as investigações da Homicídios populares teriam levantado a suspeita de que o acusado poderia ter sido contratado para executar o crime, sendo que a motivação seria ciúmes, fato que o acusado nega. Em 2010, Jeferson respondeu por outro crime, sendo que após investigação de policiais da 2ª Delegacia de Polícia, a 1ª Vara Criminal de Pelotas decretou sua prisão preventiva. Ele foi acusado pela morte de Jhon Gabriel Araújo Soares, ocorrida no dia 4 de junho, no Jardim das Tradições.



Fonte: Diário Popular, acesso em 06 de setembro de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário