segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Defasagem de efetivo da Brigada Militar é a maior desde 1975


Brasão da Brigada Militar - RS


Por Francisco Amorim e Letícia Costa para Zero Hora 
francisco.amorim@zerohora.com.br. leticia.costa@zerohora.com.br

Com 13 mil PMs a menos, a Brigada Militar amarga atualmente uma defasagem de 37,4% em seu efetivo, a maior em 37 anos. Se o quadro funcional fosse preenchido, cada município gaúcho poderia receber 26 novos policiais. Parece pouco, mas 85% das cidades gaúchas, aquelas com menos de 25 mil habitantes, são guarnecidas por menos da metade desse número de PMs.

A tropa hoje é formada por 21.813 PMs, número semelhante ao existente no início dos anos 80. Enquanto isso, a população gaúcha cresceu 38,9% entre os anos de 1980 e 2010, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A escassez de policiais acaba por atingir Interior e Capital de forma distinta. Enquanto moradores de pequenos municípios passaram a temer os assaltos a banco com explosivos — 10 dos 18 ataques neste ano ocorreram em cidades com menos de 25 mil habitantes —, em Porto Alegre, o déficit de PMs torna difícil encontrá-los nas ruas (veja matéria na página ao lado). Para o comandante-geral da corporação, coronel Sérgio de Abreu, no entanto, o que há é uma distribuição da tropa a partir de dados estatísticos que revelam como os criminosos atuam.

— Não temos como colocar um PM em cada esquina, o que fizemos é trabalhar nas ruas a partir do trabalho prévio feito pela nossa área de inteligência que mapeia locais, horários e tipos de ação — explica o oficial.

Apesar de parte da distorção estar sendo amenizada com o ingresso de 2,5 mil PMs que passam agora por treinamento nos batalhões e devem ir para as ruas em 2013, a defasagem entre o efetivo existente e o previsto ainda será superior a 10 mil policiais. O reforço de pessoal levará a corporação a um quadro funcional semelhante ao que a Brigada tinha nos anos 90.

— São soldados que irão diretamente para o policiamento na rua — argumenta o comandante-geral da corporação.

Porto Alegre tem 2,5 mil policiais

Não bastasse a falta de pessoal, o policiamento ostensivo tem ainda perdido PMs para outras atividades. Além de cerca de 400 policiais que estariam cedidos a instituições como Ministério Público, Tribunal de Justiça e Assembleia Legislativa, outros mil policiais atuariam nos presídios, e 420 estariam vinculados apenas a funções administrativas em Porto Alegre. Um número alto se levado em consideração que a Capital conta com 2,5 mil PMs para cuidar das ruas onde vivem 1,4 milhão de gaúchos.

— Quem está no policiamento fica sobrecarregado, estressado, pois tem uma área a cobrir maior do que deveria. Sem falar que o poder de reação é menor. O que vai fazer um PM a pé sozinho? E, no interior, onde cidades estão sendo atacadas, a situação é pior, pois não há reforço — avalia o presidente da Associação de Cabos e Soldados, Leonel Lucas.

Com a previsão de perda anual de mais 600 a 800 PMs em decorrência de aposentadorias, o comando planeja novos concursos nos próximos anos para evitar que o impacto dessa nova leva de policiais, que chega às ruas em abril, não seja reduzido pelo egresso de policiais mais velhos.

Entre as alternativas paliativas de curto prazo estão a contratação de PMs temporários, o pagamento de gratificação adicional para manter no quadro PMs que já poderiam ir para a reserva, e o aumento do Corpo Voluntário de Militares (CVMI), que atua em escolas e repartições do Estado.

Atualmente são 831 temporários e 1.805 no corpo de voluntários. Outros 1,3 mil policiais retardaram a aposentadoria para receber a gratificação de permanência.

A incursão por 18 pontos da Capital

ZH percorreu 72 quilômetros na Capital para contar quantos PMs havia nas ruas. Durante as oito horas do teste, distribuídas em dois dias, foram vistos cerca de 40 policiais, a maioria no interior das oito viaturas flagradas pela reportagem.

Apesar de o teste não ter rigor científico, a incursão evidencia a escassez de policiais na Capital. Na madrugada, por exemplo, não foram vistos PMs a pé, mesmo em locais como o Largo Glênio Peres, no Centro. Ao final da tarde, quando milhares de pessoas se enfileiravam à espera de ônibus na Salgado Filho, nenhum PM foi visto na avenida.

A região central da cidade não é a única a carecer de PMs. Na madrugada de terça-feira, depois de percorrer em duas horas os 18 pontos selecionados, foram encontradas no percurso de 36 quilômetros quatro viaturas em patrulhamento. Curiosamente, as madrugadas são o horário de maior incidência de roubos de veículos na Capital, segundo dados da Secretaria da Segurança Pública.

Ao repetir o teste na tarde de quarta-feira, véspera de feriadão, a reportagem não encontrou nenhum policial em duas das principais avenidas de acesso à Zona Sul – Padre Cacique e Wenceslau Escobar. O mesmo ocorreu na Carlos Gomes e na Goethe. Após refazer o percurso em seis horas, a reportagem encontrou sete PMs a pé, quatro em motos, dois a cavalo e outros em quatro viaturas.

O comandante-geral da Brigada Militar, coronel Sérgio de Abreu, questionou os critérios adotados pela reportagem. O oficial argumentou que o fato de os PMs não terem sido vistos em um dado momento não significa que não estavam na região.

– Em algumas regiões, como o Centro, também contamos com monitoramento por câmeras que nos ajudam no policiamento – pondera o comandante-geral.


Fonte: Zero Hora, acesso em 24 de setembro de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário