sábado, 1 de setembro de 2012

Promotora flagra Defensor Público cobrando por serviços


Durante operação ocorrida nesta quinta-feira, 30, em Caxias do Sul, o Ministério Público e a Brigada Militar prenderam em flagrante o Defensor Público Paulo Roberto Fabris, que cobrava honorários de familiares de apenados da Penitenciária Industrial para ingressar com medidas no âmbito da execução criminal. A ação foi coordenada pela Promotora de Justiça Sílvia Regina Becker Pinto, que possui vídeos nos quais é possível comprovar o recebimento de quantias indevidas pelo acusado. 

Desde julho deste ano, o Ministério Público investiga o caso. Paulo Roberto Fabris foi preso na própria sede da Defensoria Pública do Município, mas se negou a ser revistado pela Brigada Militar. O fato já havia sido informado à Defensoria Pública do Estado anteriormente. 

Para efetuar a prisão em flagrante, a Promotora de Justiça se baseou em informações dos apenados e em escutas autorizadas pela Justiça, em que o familiar de um presidiário pagava determinada quantia a Fabris no gabinete do Defensor Público. 

Conforme Sílvia Regina Becker Pinto, as investigações evoluíram a partir do relato de diversos presos da Penitenciária Industrial de Caxias, nos quais apontavam que o Defensor Público cobrava valores de familiares. “A recorrência dos fatos que foram verificados com apenados chamou atenção da Promotoria de Caxias do Sul, que instaurou um Procedimento Investigativo Criminal e também pediu a quebra do sigilo fiscal do Defensor”, afirmou. 

No final da tarde desta quinta-feira, após a prisão em flagrante, Paulo Roberto Fabris foi encaminhado à 2ª Delegacia de Pronto Atendimento de Caxias do Sul, onde prestou depoimento. 


Fonte: Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul - MPRS, acesso em 01 de setembro de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário